-
Santuário de Fátima
Espaço de reflexão e de oração, o Santuário nasce do pedido realizado pela Nossa Senhora do Rosário aos três pastorinhos aquando da aparição de 13 de outubro de 1917 – “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário.”
Em 1919 foi então erguida a Capelinha das Aparições, no exato local onde a Senhora apareceu a Lúcia, Francisco e Jacinta, pelo que, desde essa data, o número cada vez maior de peregrinos levou à edificação do Santuário, com diferentes lugares para culto e oração.
A 11 km do Teatro Municipal de Ourém
-
Castelo de Ourém
Representa um marco fulcral da povoação do burgo na Idade Média. É formado por três torres quadrangulares e ostenta um recinto triangular, o qual acolhe uma cisterna subterrânea. Um dos mais belos miradouros do concelho.
A 2,7 km do Teatro Municipal de Ourém -
Galeria da Vila Medieval
Aqui funcionaram, até 1841, os Paços do Concelho, altura em que a sede do concelho foi transferida para Vila Nova de Ourém.
Atualmente, este edifício de dois pisos, datado do séc. XV, acolhe a Galeria da Vila Medieval no seu rés-do-chão, com exposições individuais e coletivas de artes plásticas e visuais, e o Posto de Turismo. No primeiro piso funciona a sede da Junta de Freguesia de N.ª Sr.ª das Misericórdias.
A 2,5 km do teatro Municipal de Ourém
-
Vila Medieval de Ourém
Firmada no topo do morro, esta vila medieval inscreve-se no seio de uma muralha rasgada por duas portas de vão em arco redondo, a de Santarém (a sul) e a da Vila (a norte).
A vila medieval é enriquecida pelas ruas com traços medievais, que rasgam o casario branco, pelo comércio tradicional e pelas pessoas que lá habitam.
Possibilidade de visitas guiadas e audio-guiadas.
A 2,7 km do Teatro Municipal de Ourém
-
A Ginjinha d’Castelo de Ourém
A casa “A Ginginha do Castelo” é um estabelecimento comercial há 101 anos. Da antiga e tradicional mercearia, em 1993 transformou-se no Bar – Taberna Tradicional “A Ginjinha do Castelo”, tornando-se um dos pontos de referência a visitar por quem passa na zona histórica de Ourém. Prove o tradicional licor de ginja.
A 2,5 km do Teatro Municipal de Ourém
-
Mata Municipal de Ourém
Situada no coração da cidade, a Mata Municipal António Pereira Afonso assume-se como um parque florestal urbano.
Este espaço florestal, vedado, conta com 3,5 hectares, ocupados essencialmente com carvalhos e pinheiro-bravo e, na zona de lazer, espécies como a oliveira e o cedro do Buçaco, entre muitas outras espécies mediterrânicas.
A 1 km do Teatro Municipal de Ourém -
Parque da Cidade António Teixeira
Também conhecido como Parque Linear ou Parque da Cidade António Teixeira, este é o local ideal para quem quer relaxar, caminhar ou simplesmente conviver.
Contém um parque infantil, ringue de futebol, skatepark e um percurso pedonal e ciclovia, convidando à prática de exercício físico. Ao longo do parque, encontram-se 5 mesas para piquenique (com lotação de cerca de 36 lugares) e inúmeros bancos para descanso.
A 200 m do Teatro Municipal de Ourém
-
Complexo de Piscinas de Ourém
As piscinas municipais são um complexo que junta uma piscina interior e 2 exteriores para adultos e crianças. O espaço interior é ideal para a prática do desporto quer em grupo ou individual. O espaço exterior composto por uma piscina para adultos e outra para crianças, é um espaço amplo que oferece as comodidades, tais como acesso a balneários e vestiários, espreguiçadeiras e chapéus de sol, entre outras.
A 50 m do Teatro Municipal de Ourém
-
Praia Fluvial do Agroal
A Praia Fluvial do Agroal, a qual integra a maior nascente do rio Nabão, é muito apreciada pelas águas frias, com fama de serem medicinais.
Esta praia na época balnear é bastante procurada quer pelos habitantes ali em redor quer por turistas. A construção de uma piscina natural ajuda as pessoas a relaxarem nas águas frias e termais da zona.
A zona possui, para além da praia fluvial, um pequeno parque de merendas, solário e anfiteatro ao ar livre. Durante a época balnear, a praia é vigiada e frequentada em média por cerca de 100 mil pessoas.
A 20 km do Teatro Municipal de Ourém
-
Nazaré
A Nazaré tem um longo areal em forma de meia-lua, e que é também a frente de mar da cidade, é conhecido pela sua grandeza e pelos toldos de cores vivas que decoram a praia de areia branca em contraste com o azul da água.
Esta é a praia de Portugal onde as tradições da pesca são mais coloridas e onde as peixeiras locais ainda usam as sete saias, como manda a tradição.
Atualmente, a grande atração da Nazaré são as ondas e o surf, graças ao “Canhão da Nazaré”, um fenómeno geomorfológico submarino que permite a formação de ondas gigantes e perfeitas. Trata-se do maior desfiladeiro submerso da Europa, com cerca de 170 quilómetros ao longo da costa, que chega a ter 5000 metros de profundidade.
A 57 km do Teatro Municipal de Ourém
-
Baloiço do Talegre
Baloiço do Talegre situa-se na Serra de Alburitel junto a um Talegre que dá nome ao baloiço, é um marco geodésico no cimo da serra com uma vista fantástica. Foi criado por jovens locais com o intuito de dar a conhecer a beleza deste local.
A 8 km do Teatro Municipal de Ourém
-
Pegadas dos Dinossáurios
O Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire, mais conhecido apenas por Pegadas da Serra de Aire, foi criado em 1996. O local era antigamente uma pedreira e em 2 de Julho de 1994, Ricardo Matos da Silva, João Pedro Falcão e João Carvalho, descobriram as pegadas que viriam a transformar a pedreira no monumento atual.
Os 20 trilhos existentes são os maiores e os mais antigos trilhos de saurópodes de que há conhecimento (175 milhões de anos) mas também, dos mais bem conservados, sendo compostos por mais de 1000 pegadas.
A 11 km do Teatro Municipal de Ourém -
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
O PNSAC é uma área protegida criada em 1979 e abrange uma área de cerca de 39 mil hectares espalhados pelos concelhos de Alcobaça, Porto de Mós, Alcanena, Santarém, Torres Novas e Ourém.
De entre a fauna existente, destacam-se os morcegos, mamífero noctívago que encontra nas grutas e algares um refúgio natural. As gralhas, os bufos e algumas águias, estão entre as aves que se podem avistar no parque.
Para além das muitas oliveiras plantadas pelo Homem ao longo dos séculos, a flora destas serras é rica em espécies selvagens e endémicas. Destacam-se algumas plantas aromáticas cujo cheiro se espelha pelo ar nos meses de Primavera e Verão. Entre elas estão o alecrim, a pimenteira ou o rosmaninho.
A 22 km do Teatro Municipal de Ourém
-
Convento de Cristo – Tomar
Convento de Cristo é o nome pelo qual é geralmente conhecido o conjunto monumental constituído pelo Castelo Templário de Tomar, o convento da Ordem de Cristo da época do Renascimento. O castelo teve a sua fundação em 1160 e compreendia a vila murada, o terreiro e a casa militar.
O conjunto destes espaços, construídos ao longo de séculos, faz do Convento de Cristo um grandioso complexo monumental que mereceu a classificação de Património da Humanidade, pela UNESCO.
A 19 km do Teatro Municipal de Ourém
-
Mosteiro da Batalha
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também designado Mosteiro da Batalha é, indiscutivelmente, uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia.
Este excecional conjunto arquitetónico resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha travada em 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal.
Monumento nacional, integra a Lista do Património da Humanidade definida pela UNESCO, desde 1983.
A 25 km do Teatro Municipal de Ourém
Item 1 of 15